domingo, 13 de janeiro de 2013

Sou uma pessoa determinada!


Bem, já falei muito das minhas mazelas, dos meus defeitos, das fases ruins da minha vida aqui no blog. Então deixa eu falar um pouco bem de mim mesma. Vou comentar sobre a característica/qualidade que fez toda a diferença na minha vida, que me salvou da morte em muito momentos e que me fez renascer das cinzas várias vezes, que é a determinação.

Não sou uma pessoa que quero de verdade muitas coisas. Eu sonho e desejo ardentemente poucas coisas na vida. Normalmente tenho um jeito meio blazé e desinteressado diante da vida. Não é qualquer idéia que me anima, não é qualquer objetivo que me empolga. Muito do que muita gente sonha, simplesmente não faz parte dos meus desejos. Mas quando ponho algo na cabeça, quando quero alguma coisa, quando sinto que aquilo vai ser bom para minha vida, para meu progresso, simplesmente paro, realizo em minha mente qual o objetivo que quero chegar e vou pacientemente lutando por aquilo atééééé conseguir.

Posso citar algumas coisas difíceis que a minha determinação fez com que atingisse, como por exemplo:

1) Libertei-me das drogas, num momento que minha vida estava totalmente detonada. Teve um instante no fundo do poço que disse para mim mesma que aquilo tinha que ter um fim, montei na minha mente como queria ficar e aguentei o inferno na Terra até chegar ao ponto que tinha almejado e cheguei, consegui ficar limpa e reconstruir minha vida.

2) Passar num concurso público. Coloquei isso como meta na minha vida, e durante um ano, de forma incansável,  persegui esse sonho, dedicando todo o tempo em que não estava trabalhando para estudar. Era quase uma idéia fixa, uma obssessão. Mas consegui passar e hoje trabalho no serviço público.

Esses dois exemplos realmente mudaram o rumo da minha vida. Mas a minha determinação esteve presente em todos os momentos críticos e não foram poucos.  Em um especial, que fez toda diferença no redirecionamento para ser a  pessoa que sou atualmente. Se não fosse minha determinação, jamais seria a Dama que sou hoje, alguns que me lêem sabem da história, um dia, talvez, exponha aqui.

Quando quero comprar algo, normalmente consigo na maior parte das vezes, junto dinheiro com facilidade, porque fixo o objetivo como um ponto a ser alcançado e alcanço. Normalmente os poucos planejamentos que faço para cada ano, eu os cumpro. Também não costumo sonhar com coisas impossíveis. Se o objetivo é pouco provável de ser atingido normalmente nem começo a batalha. Eu peso antes se aquilo é possível de conseguir com meu esforço. Desse jeito não desperdiço energia em metas que nunca serão alcançadas.

Devido a essa minha característica, quase tudo de material que sonho e óbvio que meus sonhos não são altos, eu consigo. A minha maior dificuldade sempre é naquilo que não depende dos meus esforços, no que depende mais do acaso, dos acontecimentos. Ter paciência para essas coisas realmente é bem difícil para mim e é aí que a vida me detona.

Mas tenho um defeito que prejudica a minha determinação, que é a preguiça. Eu sou extremamente preguiçosa. Por mim, sentava e via a vida passar... rs. Mas o que neutraliza a minha preguiça é a determinação, é ela que me impulsiona, porque creio que ela acabe superando a preguiça, mas nem sempre a determinação ganha, tem momentos que o cansaço com os acontecimentos da vida faz com que a preguiça reine, aí é aquela fase em que fico indolente, sem vontade de nada.

Acho importante a gente identificar o que temos de melhor, para que esse seja o ponto de partida para tudo. E também sabermos o que temos de pior, para poder neutralizar.

30 comentários:

  1. A determinação é uma qualidade q eu admiro... Ela q move a gente...

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh Dama, ainda bem que vi vc se elogiando...rs. A determinação e preguiça são necessárias...veja que nas horas certas vc manda ver. Uma pessoa incansável qeu fica o tempo todo correndo atras de algo cansa que esta por perto...é preciso um tempo de descanso.

    abração...e acho que ainda não te desejei feliz 2013...

    ResponderExcluir
  3. A academia é um bom exemplo em que a determinaçao supera a preguica,ne... Dama das Manias... rs

    ResponderExcluir
  4. Putz! Você quase me descreveu! Talvez o tempo verbal... acho que me adequo a “fui uma pessoa determinada”. Eu também tive que conhecer o tal fundo do poço, que é fundo demais. Eu também passei em um concurso... só que a mer.. ainda não vingou. Ah, também sou preguiçoso (rs). Que mais?

    O problema é quando o universo resolve não colaborar mais. Aí, nem toda a determinação, por mais maluca que seja, consegue dar jeito.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Te admiro demais Dama, todos que convivem com vc, mesmo na virtualidade partilham dessa admiração. É bom ouvir você falando de vencer a preguiça e lutar até conquistar porque acho que ando meio perdida de mim... minha determinação tem ficado tão pouca que nem me reconheço então olhando o seu exemplo procuro reencontrar isso que está me faltando!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde de domingo, Cris!

    Bom, como já venho acompanhando tuas postagens, nos teus diferentes blogs. Te acompanho desde 2010, quando comecei com minhas postagens em blogs anteriores meus, tem coisas de ti que muito me admiro. Isso representa, sim, determinação.

    A tua cirurgia, por exemplo, é uma delas que se não fosse a tua determinação, certamente...

    Tem escritos teus, postagens tuas, que me espelho para que o meu dia seja igualmente bom, ou quem sabe melhor do que já foi ontem.

    E quantas vezes postou coisas que parecia estar no fim do mundo? E olha que logo depois, vem com verdadeiras pérolas que alavanca a vida de muitos. Já percebeu como isso faz diferença?

    A questão das drogas, apenas quem passou por elas é quem melhor pode dar uma visão sobre isso. E você, mais uma vez, nos mostrou que tudo é possível.

    Meus parabéns mais uma vez, Dama!

    Beijos na alma com o desejo de sucesso e muita paz, sempre!

    ResponderExcluir
  7. Sempre admirei essa sua determinação Cris, sempre! Em algumas coisas sou assim, quer dizer em poucas coisas sou assim. Me sinto as vezes um poço de preguiça, disposta e colocar meu tempo em tudo menos nas coisas que desejo.
    Preciso pensar muito bem sobre qual é meu ponto forte. Muitos dizem que é o companheirismo, mas fico em dúvida em que isso me ajuda, pois sou companheira em muitas coisas, mas não vejo as pessoas serem companheiras com minha pessoa da mesma forma.
    Bêjo!

    ResponderExcluir
  8. Faz pouco tempo que encontrei teu blog e te admiro pela transparência. Agora ainda mais pela determinação. Um exemplo a seguir, até mesmo na preguiça! Afinal você consegue vencê-la!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi querida, não sou tão novinha e nem tão velhinha rsrs
    Na minha vida também tive determinação para muitas coisas e consegui. Materialmente não sou exigente a ponto de ficar endividada.
    Plantei árvore, tive filho e escrevi conto num livro.
    Poderia bastar, mas não!
    Ainda tenho meus sonhos ....... estou longe ainda de conseguir, mas nada como o primeiro passo!
    Lindo finde para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Dama! Bem, sou um pouco parecido com vc nessa característica, geralmente consigo conquistar facilmente aquilo que depende exclusivamente dos meus esforços, como tirar certas manias da minha vida, mudar hábitos negativos, comprar coisas relativamente caras ou fazer viagens longas. A praticidade e objetividade da vida nunca foi um problema pra mim e muitas vezes eu sinto que algumas dessas coisas até parecem "cair do céu".

    O problema mora na palavra "sonhos", porque parece que todos os meus sonhos tornam-se enormes histórias de nadar, nadar e morrer na praia; porque aí, nada depende só do meu esforço e persistência. Até concordo um pouco com uma amiga, que diz que sonhos foram feitos pra serem sonhados, não realizados. E nessa lista entram os sonhos de ser cantor, o sonho de viver em contato não danoso com a natureza, o sonho de ter o afeto de um certo sujeito, etc.

    E concordo com seu desfecho: apenas conhecendo todos os nossos lados é que podemos nos beneficiar deles.

    Saudades de vir aqui, hehehehe.
    Bjão, Dama! :)

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha lido sobre a sua determinação que vence sua preguiça. Foi a sua postagem sobre O Melhor de Mim (vc postou no outro blog). Eu lembro que eu tomei isso como exemplo, pq assim como vc eu sou muito preguiçosa, mas não sou determinada (ou pelo menos achava que não era) e lembro de vc ter me dito na época que a determinação podia, sim, vencer a preguiça, desde então eu passei a buscar a minha determinação. Uma vez vc perguntou em um post pq vc escrevia sobre seus problemas se no fim isso não ia ajudar em nada... Às vezes não ajuda a gente, mas ajuda os outros.

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Sou geminiana, com ascendente em libra e lua em áries.

      Excluir
  13. Parabéns Dama!
    Imagino que não foi pouco e nada fácil sua luta para sair das drogas, além de determinação vc teve força de vontade, e o mais importante venceu!
    E tantas outras lutas...mas é isso aí devemos acreditar e por em pratica nossas qualidades.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. OI Dama !

    Que bom ver que você é uma pessoa determinada! Melhor ainda vê-la falando bem de si mesmo, principalmente se abrindo, contando as barras que superou.
    Não que eu a ache deprê, nada disso. É que há muito de mim nas coisas que você escreve (já te disse isso)e eu acho difícil falar de mim. Desculpe se não me faço entender, o pensamento corre rápido e é difícil acompanhar...
    Também sou do tipo que junta dinheiro com facilidade, esse tipo de objetivo acho fácil de concretizar; também sou preguiçosa...e até tenho paciência, mas não por muito tempo,rsrsrs. Já no quesito emocional...zero em determinação!
    Parabéns pelo post! É sempre um incentivo ver superação nas pessoas que a gente admira.

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  15. Dama:

    Você é uma mulher de fibra, determinada, focada e concentrada. Admiro a pessoa que você é.

    Beijos e linda semana.

    ResponderExcluir
  16. O teu post é inspirador..determinação e força de vontade são caracteristicas admiráveis, e temos de ser guerreiras,lutar por tudo nessa vida,além de,lógico, matar tb 1 leão por dia, como se diz...

    ResponderExcluir
  17. Definitivamente, temos algo em comum. Determinação. Preguica também rola.

    Esperar sempre o acaso e os outros é o que talvez seja o mais difícil para eu superar. Sabe quando temos a faca e o queijo na mão , mas a resolução não depende de vc? Isso me provoca depressão...

    Só de saber que conseguiu sair das drogas e passar em um concurso público, mediante a sua grande determinação, já é um grande estímulo até para quem lê os seus posts. São situações complexas, difíceis e tem que ser muito persistente para alcançar o resultado esperado...

    Aprendo muito também com a luta alheia. Principalmente de pessoas que gosto muito.

    Curti. RS.

    Beijão...

    ResponderExcluir
  18. E eu adoro quando você fala bem de você mesma. Gosto muito de te ler ressaltando tudo aquilo que conseguiu. Essa sua determinação serve de guia para muita gente perdida pela vida. E estas conquistas são troféus.

    Eu sou da opinião que toda pessoa que esteve com a autoestima lá em baixo; tem mais é que se achar; mas se achar mesmo e não dar a mínima para "os invejosos do alto astral dos outros".

    Você pode até dizer que não é terapeuta, mas suas postagens são terapêuticas. Uma acidez ( na medida certa ) que faz bem ler. Se bem que ultimamente já não estou te notando tão ácida assim...rs

    Quanto a preguiça, não há preguiça que vença uma pessoa determinada. Então nem faz mal ter preguiça, pois já és determinada mesmo.

    Eu aprendi muito contigo Dama querida e continuo aprendendo sempre. Sabe existe algo que me diz que te conheço de uma vida passada...rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Isso é excelente!!!! Agora vc já sabe a força que tem quando precisa!
    Quando descobrimos isso fica mais fácil resolver os problemas né?!
    Parabéns por ser assim, é uma grande evolução né?! hehehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Prá mim você é uma vencedora!
    Preguiça todos nós temos, mas determinação é privilégio de poucos!
    Texto muito bonito, Dama.
    bjssssssss

    ResponderExcluir
  21. Cris... já fui mais determinada..hoje nem tanto. Agora a preguiça... sabe que eu me acho preguiçosa!.... não sei o contexto que vc colocou essa preguiça, mas....
    Desanimo sim... por vezes me vejo por demais desanimada...sem energia. talvez esteja ai também a falta de determinação atual.

    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Olá!!

    Nossa que pergunta dificil hein!!! Eu fiquei pensando muito nisso, e confesso que não sei qual a minha qualidade. Admiro muito as pessoas,como você, determinadas e que buscam com todo fervor seus ideias, até invejo, mas não sou assim... não sei se nunca fui ou se me deixei levar pela preguiça e não descrença...

    E mesmo aquelas qualidades que eu achava que eram inabalaveis, com o dia a dia, tendo que engolir certas coisas principalmente no ambiente profissional, eu percebi que não eram tão fortes assim...

    No final, deste quase post... rs... eu acho que sou motivada!

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Parabéns flor, li seu relato e me identifiquei bastante.
    Meu maior mal é a preguiça..
    Aff.. Mas também sou determinada: consegui passar numa faculdade federal 10 anos após concluir o ensino médio, tirei minha CNH.
    Que Deus continue te dando essa garra para lutar pelos seus sonhos, e que te ilumine os passos.
    Bjs e fica com Deus

    ResponderExcluir
  24. Se exite uma coisa na vida q não abro mão é de minha determinação para com tudo o q eu quero, tudo o q eu acredito ...

    voltei ... saudades

    bjão

    ResponderExcluir
  25. Não vejo preguiça. Vejo realismo.

    ResponderExcluir
  26. Não se culpe por isso, porque mesmo com a tal da preguiça no cangote você vai a luta e isso sim é o seu diferencial.

    Eu sou a maior dorminhoca, de manhã tenho vontade de ficar na cama até as 10hs, mas quando o relogio desperta as 05h50 pulo da cama pois tenho muito objetivos a ser conquistados na vida e por mais que sejam simples, se eu dormir no ponto a vida passa e não faço nada.
    Que novas conquistas venham com os ventos.


    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Na verdade não acho que eu seja determinada, talvez a palavra mais certa pra mim seja insistente.
    Acho que suas qualidades superam de longe seus defeitos

    ResponderExcluir
  28. Com certeza admiro você e sua luta árdua diante daquilo que se propõe a fazer. Menina, a preguiça não bem vista aos olhos de Deus.

    Veja: "Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado." Provérbios 6:9-11. Aqui Deus chama a atenção daquele que tem preguiça.
    Diante da suas lutas, suas conquista, receba meus parabéns e que você com toda humildade continue sonhando os sonhos possíveis.

    Bj

    ResponderExcluir
  29. Conheci seu blog hoje. Menina amei !!!

    Você se parece muitíssimo comigo. Também tenho um blog e quando comecei recebi uma enxurrada de crítica. Abriram até um fórum em uma comunidade do ORKUT, onde eu fui motivo de piada durante meses. Sabe o que eu fiz? Nada ! Continuei em frente ! Sou muito determinada sabe e sim, vou conseguir tudo que quero na vida, não importa a opinião das outras pessoas. Eu quero é ser feliz !

    Favoritei seu blog, vou participar sempre! Também estou te seguindo, gostaria muito de ler um recadinho seu e ter você como seguidora também.

    Segue o link de meu blog:

    http://leidaatracaopura.blogspot.com.br/

    Beijão

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html